terça-feira, 22 de junho de 2010

Como desempenar um chassi

Aqui fica mais um fantástico artigo retirado do Fórum Slot Portugal.
http://board.slotportugal.com/index.php?showtopic=1847

«Por mais racing e italiano que seja um modelo slot, há sempre uma boa possibilidade do chassi estar empenado. Alguns ímanes, prancha e um secador de cabelos, é tudo que precisas para colocar seu chassi 100% recto e pronto para competir.



Sem generalizar, este problema é mais comum do que imaginam, e acontece com todos os fabricantes. Um chassi empenado, por menor que seja o empeno, vai nos trazer problemas, principalmente no ajuste da distância entre o chassi e a pista, que dependendo do regulamento, as distâncias mínimas variam entre 0,3 e 1mm.


Para evitar que tenhas um lado do carro a tocar na pista e o outro não, vamos sempre começar a preparação de um modelo analisando as condições do chassi. Coloque o chassi na prancha e observe se há diferenças entre as partes do chassi e a prancha. Neste exemplo identificamos dois pontos com problemas, um a frente e outro atrás.





Já identificado os pontos que devem ser acertados, vamos colocar os ímanes dos dois lados da prancha e deixar que a atracção magnética faça a força necessária para que o chassi fique recto na prancha sem que seja preciso torce-lo.



Em seguida vamos dar uma sessão de 'ar quente'. O aquecimento através do ar quente no chassi, pode ser dado com um simples secador de cabelos, pois é fácil de manipular e não aquece demais. Não existe um tempo determinado de aquecimento, pois cada chassi tem um composto de plástico e uma espessura diferente.



Nesta sessão, fizemos um minuto com o aquecedor a uma distância de 30 centímetros. Em seguida, deixamos em repouso por alguns minutos, pois o plástico vai se ajustar quando estiver a arrefecer. Retiramos os ímanes e verificamos se o problema foi resolvido.



Em nosso caso, a parte traseira foi 100% resolvida, mas a parte dianteira ainda ficou com uma pequena diferença e teremos que monta-la na prancha novamente e fazer outra sessão de aquecimento. Como agora temos apenas um ponto a ser desempenado, daremos calor com mais ênfase na parte a ser desempenada. É mais seguro fazer mais de uma sessão do que aquecer demais o chassi, isso pode danifica-lo.



Existem outras formas de fazer a mesma coisa, mas de todas que experimentei, está deve ser a mais segura e eficiente, pois conseguimos desempenar sem 'torcer' o chassi e a prancha nos garante que o chassi fique realmente plano.»

Sem comentários:

Enviar um comentário