Os meus videos

Loading...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Memorial Manuel Boticas - Prova


Realizou se ontem na pista do Clube Slot de Braga uma resistência de 4 horas em homenagem a Manuel Boticas.

Foi uma bela prova, muito animada e como sempre num ambiente espectacular.

Logo na parte da manha onde o tempo era para treinos e para a qualificação já se esperava uma grande prova, carros muito rápidos, mas como o regulamento obrigava a pneus Ninco Pro Race fornecidos pela organização previa se desde logo um aumento dos tempos, também o motor era fornecido pela organização, mas este já não ''desfavorecia'' tanto os carros pois era um ''SxXx'' da Spirit, mas ainda precisavam de um pouco de rodagem para ficarem a andar muito bem.

6 equipas estiveram presentes:
  • ART Slot Cars (Francisco Matos, Luís Azevedo e Nuno Aguilar)
  • GT Team (Augusto Amorim e Rui Mota)
  • Os Bat-Na-Vó (Filipe Gomes, José Pedro Marques e Pedro Correia)
  • Smoke Off (Eduardo Carvalho, Emídio Peixoto e Paulo Mendes)
  • Smoke On (José Eduardo e Vítor Lopes)
  • Team Havoc (António maia, Hugo Figueiredo e Miguel Queirós)
5 equipas optaram pelo Ferrari F40 e apenas a equipa ''Os Bat-Na-Vó'' correu com o McLaren F1 GTR obviamente também Slot.It.
calhas
A classificação decorreu na calha azul, que era uma das que estava mesmo muito suja.
Eduardo Carvalho deu início a qualificação:

A Pole Position foi conseguida pelo Luís Azevedo a correr pela ART Slot Cars com 9,527s mesmo sendo o melhor tempo era um tempo muito alto, pois os pneus estavam a tocar pela primeira vez na pista e ainda por cima era a calha azul
Os tempos:
  • ART Slot Cars - 9,527s
  • GT Team - 9,654s
  • Team Havoc - 9,760s
  • Smoke On - 9,827s
  • Os Bat-Na-Vó - 10,050s
  • Smoke Off - 10,250s
Entre as classificativas os pneus dos carros podiam ser lixados e limpos para ficarem com mais aderência:

No Warm-Up antes do inicio da prova todas as equipas corriam à placa para limpar os pneus pois estes não agarravam quase nada, e toda a gasolina posta nos pneus era pouca para os pneus agarrarem bem:


A Resistência começou assim:

Eduardo Carvalho começou na calha preta pelos Smoke Off, Pedro Correia na branca pelo Os Bat Na-Vó, Augusto Amorim pela GT Team na vermelha, José Eduardo pelos Smoke On na verde, Nuno Aguilar pela ART Team na amarela, e Miguel Queirós pela Team Havoc na azul.


Os Bat-Na-Vó

Certamente a equipa menos experiente, mas nem por isso deixou de dar o seu melhor, também não foi à conta de usarem o Mc Laren que os prejudicou, pois o carro andava tanto como os F40, talvez não estivesse tão bem preparado como os outros mas o carro estava bom.
Um início na calha branca talvez não foi a melhor escolha, pois fez logo as duas piores calhas, a preta e a branca que eram as que estavam mais sujas e foram logo as duas primeiras a ser feitas, talvez um inicio na calha preta tivesse sido um bocadinho melhor, mas são opções que na altura pareciam ser as melhores.
O melhor tempo desta equipa foi registado na calha verde pelo José Pedro Marques com um fantástico 8,792s, foi o único piloto desta equipa que baixou dos 9 segundos beneficiando de ser o último a correr e na melhor calha.
Ficaram no 6º Lugar.

Team Havoc

Uma boa equipa com bons pilotos, começaram na calha azul que estava muito suja e perderam logo desde inicio muitas voltas pois tiveram que ''limpar'' a calha azul.
António Maia fez o melhor tempo da sua equipa com 8,989s na calha verde e dos três foi o único que dexeu dos 9 segundos.
Fizeram uma prova sem problemas e ficaram no 5º Lugar.

ART Slot Cars

Sem duvida a equipa mais rápida.
Com os melhores tempos em quase todas as calhas e o melhor tempo da prova e ainda o maior numero de voltas numa calha, 263 voltas.
Nuno Aguilar fez o melhor tempo da equipa e também de toda a prova com 8,525s na calha verde.
Infelizmente tiveram um pequeno problema e não o resolveram da melhor maneira, a roda da frente saiu duas vezes e então optaram por mudar o eixo da frente e as rodas só que colocaram umas jantes que mediam apenas 16,8mm em vez dos 17 mm estipulados no regulamento como mínimo.
Com isto foram penalizados em 50 voltas e do 1º Lugar passaram para o 4º Lugar.

Smoke On

Muito rápidos e consistentes, mas não o suficiente para se conseguirem manter na frente.
Vítor Lopes com o dedo aleijado não estava a 100% mas mesmo assim fez uma grande prova, mas não aguentou a ultima calha e acabou por fazer apenas meia calha obrigando José Eduardo a fazer o resto da calha, e foi na última calha que perderam um lugar para os Smoke Off.
O melhor tempo desta equipa foi conseguido pelo José Eduardo com 8,751s na calha amarela.
Ficaram em 3º Lugar.

Smoke Off

Tiveram o azar de começar na calha preta que estava impossível de se andar, bastava o carro deslizar uns milímetros para ter que se ir limpar os pneus, Eduardo Carvalho que voltou ás provas começou logo na calha preta e mesmo assim até nem fez uma má calha.
Tiveram um problema durante a prova que foi numa das portas do carro um bocado da carroçaria soltou se, vejam na foto, até dá para ver a mecânica do carro.
Depois começaram a ter um excelente ritmo e andaram sempre atrás da equipa Smoke On que acabaram por ultrupassar a poucos minutos do fim.
Eduardo Carvalho fez o melhor tempo da sua equipa com 8,777s na calha verde.
Acabaram por ficar no 2º Lugar.


GT Team

Grande prova, sempre muito constantes e não se podia esperar menos de Rui Mota e de Augusto Amorim.
O melhor tempo da equipa foi feito por Augusto Amorim numa calha branca que não estava muito boa com 8,809s, só demonstra que com regularide em pista se ganha provas
Estiveram sempre no controlo da prova com algumas voltas de adianto para a ART Slot Cars, mas a última calha que correram foi na calha preta e perderam o 1º lugar, mas devido à penalização da ART Slot Cars ganharam a prova.
Eis o carro vencedor:


Ficaram assim classificados:
  1. GT Team - 1513 voltas
  2. Smoke Off - 1487 voltas
  3. Smoke On - 1484 voltas
  4. ART Slot Cars - 1470 voltas
  5. Team Havoc - 1393 voltas
  6. Os Bat-Na-Vó- 1367 voltas

Toda a informação da prova:


As taças:


Todos os participantes:


E uma grande salva de palmas em honra do Manuel Boticas:


Que se venham a realizar mais provas como esta pois só assim o Slot anda para a frente.
Parabéns ao Clube Slot de Braga.
Parabéns à equipa GT Team.
E Parabéns a todos os participantes.

(cliquem nas fotos para aumentar)

Peço imensa desculpa por não fazer o vídeo esta prova pois esqueci me da bateria da maquina de filmar em casa e apenas tinha a maquina fotográfica operacional. Desculpem :/

Brevemente publico mais fotos da prova e do jantar com a entrega de prémios.

7 comentários:

  1. Nuno Aguilar21/12/09, 01:46

    Grande prova!
    Muita emoção!
    Quanto à prova da ART confesso que fiquei muito triste com a forma como a perdemos (perder uma prova de quatro horas por menos de 20 centésimos de milimetro é complicado) mas "Dura Lex Sed Lex".
    Contudo (enquanto um dos promotores da ARTSlotCars) quero pedir desculpa a todos os participantes pelo erro cometido ficando desde já a promessa de não o tornar a repetir no próximo Euro Séries onde pretendemos estar com toda a ambição!

    (obrigado pela reportagem, está nota 9)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos os intervenientes, pois a moldura humana dos presentes, foi excelente. Até conseguimos ser brindados com a presença de "Mestre Bernardino".

    Quanto à prova, foi de facto excelente. Muita garra e empenho por parte de todos. Pior acabaram por estar aqueles que tiveram o azar de iniciar a prova nas piores calhas.

    O "Art Team" teve de facto um fecho inglório, pois provaram no terreno tratar-se do melhor de todos os desempenhos, mas a organização esteve muito bem no cumprimento à risca do regulamento. Poderia ter-nos acontecido o mesmo ou a qualquer equipa. Já o incumprimento dos procedimentos de substituição das peças em causa, foram um tremendo erro de organização de equipa, que os penalizou numas indesejáveis e escusadas 25 voltas. Enfim, contingências.

    Finalmente os parabéns ao Zé Pedro, tanto pelo seu desempenho na prova, como por esta excelente reportagem.

    Obrigado a todos

    ResponderEliminar
  3. Miguel Queiros21/12/09, 12:33

    Boas.

    Parabéns José Pedro, excelente reportagem.

    Julgo que os resultados desportivos acabam por ser um pouco secundários tendo em conta o espírito da prova, recordar o Sr. Manel, slotista apaixonado e carismático. E esse objectivo foi totalmente cumprido! Excelente prova, com excelente ambiente, excelente comemoração do slot e um digno tributo.

    De qualquer forma a parte desportiva também é importante. E a prova foi boa nesse aspecto também ,com grande combatividade e empenho dos participantes.

    Boas gatilhadas!

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo Miguel.

    Foi de facto uma grande prova com grande ambiente.

    E parece que sábado há outra resistência na GT Team neh? :P

    ResponderEliminar
  5. Boas

    Como "preparador" do carro dos Bat'na'Avó, penso que a nossa inferior performance se deveu à nossa menor experiência, a minha e do José Pedro eram mesmo nulas com os pneus Prorace da Ninco. Assim não conseguimos contornar o problema que os pneus apresentaram de agarrarem tudo o que era sujidade.

    Foi também uma surpresa a perda de velocidade ao passar dos pneus "normais" da Ninco para os Prorace, pois tanto eu como o Filipe Gomes rodamos em 8,7 e 8,8 segundos na última quarta feira e com estes pneus supostamente melhores, nenhum de nós baixou dos nove segundos. E fizemos esses tempos sem andar a limpar os pneus, ás vezes com 100 eu 150 voltas sem os limpar.

    ResponderEliminar
  6. pois

    são de facto muito esquisitos :OP

    ResponderEliminar
  7. Miguel Queiros22/12/09, 10:36

    Boas novamente.

    Pedro, julgo que não foi só convosco que se verificou um aumento dos tempos por volta entre os treinos da semana e o dia de prova. Pode haver várias razões. As condições do dia (temperatura, humidade), o facto de haver 6 equipas em simultâneo a "rodar" pneus em pista, uma afinação diferente do carro que os pneus ProRace exigem, por serem mais macios que os Ninco normais. Mas os ProRace são, de facto, melhores que os Ninco normais.

    De qualquer forma, o vosso carro estava em boa forma. Na última calha rodei ao lado do Zé Pedro e deu para verificar que estava já em bom nível de preparação e afinação. Não desanimes, estás no bom caminho como afinador! E próximo Sábado teremos uma prova com especificações da Eurosérie Slot.it GT, incluindo os pneus P6. Seguramente que estes problemas que comentas não voltarão a aparecer.

    Boas gatilhadas!

    ResponderEliminar