quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Slot na Revista Topos e Clássicos


Duas paginas a falar de Slot Car na revista Topos e Clássicos de Novembro

Como fazer uma ponte basculante



Para quem se quiser aventurar a fazer uma
Deve ficar linda em qualquer pista.

http://www.tuttoslot.it/tecnica/costrpontemobile.htm

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vídeos de Raid

Este primeiro vídeo é um fantástico vídeo de um Raid de Farinha.

Pista com muitos quilos de farinha, o carro chega mesmo a enterrar na farinha


Este segundo é um vídeo também excelente da Ninco Raid Series 2009



Espero que gostem

terça-feira, 27 de outubro de 2009

História do Slot Car - Parte 3/4

''Como vimos nos anteriores artigos, temos de agradecer ao Sr. J. Lionel Cowen o nascimento dos Slot-Cars e ao Sr. Louis H. Hertz a invenção do controlo de velocidade.

Estávamos nos anos de 1935-1936 quando, após a Grande Depressão, os fabricantes de brinquedos sobreviventes (a maioria faliu na depressão) procuravam novas formas de fazer negócio. Destes a “Louis Marx & Co” e a “Dorfman Co” nos USA e as Märklin Bros, Lehman, Hamley Bros e a Tipp & Co na Europa (Inglaterra e Alemanha) adquiriam posições de liderança e começaram a desenvolver os slots.

Destes “ensaios” os mais relevantes foram os da Märklin em 1935 quando desenvolveu uma pista com duas calhas com 10cm de largo, mas com a particularidade de os dois carros não conseguirem correr lado a lado, esta pista foi um “flop” e mais uma vez coube a primazia aos USA de fazer uma pista onde finalmente se podia competir. Esta “proeza” esteve a cargo da “Louis Marx & Co” a qual, em 1936, fez uma pista para dois carros, em forma de ( 8 ) na escala 1/64. A pista ocupava um espaço de 1,70m 0,81m.

Este grau de miniaturização tinha vários inconvenientes, as pistas eram extremamente caras, os carros eram tão pequenos e andavam tão pouco que o público em geral não aderiu como se esperava a esta pistas. No entanto foram estas as primeiras pistas onde foi possível fazer competição de slot-cars, dado serem as primeiras e durante muito tempo (foram fabricadas até meados dos anos 40) as únicas onde era possível dois carros correrem lado a lado.

Em 1952, uma empresa inglesa “Minimodels Ltd” propriedade do Sr. B. F. Francis, registou a patente de um Jaguar XK 120 Sports à escala de 1/32 e vendia-o com o nome de SCALEX.

A partir de 1954 a empresa entrou na produção e venda em massa (a preços muito acessíveis - £ 5.19 – um circuito com 2 carros) de diversos modelos de carros de Grand Prix, os SCALEXTRIC, mas agora à escala de 1/28 (estes são os avozinhos dos actuais Grupo Z).

Ao mesmo tempo o Sr. Francis pensou e elaborou um sistema no qual registava a morada dos seus clientes e assim publicitava-lhes directamente por correio as ultimas informações e inovações, bem como os locais e as datas das provas que realizava com estes bólides. O Sr. Francis foi o “Pai” da organização de provas e dos campeonatos de Slot Cars. O Sr. Francis realizava provas de Slot Cars por todo o lado, deu a conhecer estes bólides por todo o lado e, consequentemente, nesse Natal de 1954 estes modelos foram um tremendo sucesso de vendas.

Coube então a vez da conquista dos USA. Nem tudo foram rosas mas, pelo ano de 1958 a SCALEXTRIC era a marca mais famosa e conhecida em toda a América, na Europa e consequentemente, a nível mundial.

Assim podemos nomear a SCALEXTRIC como “A” marca que influenciou o desenvolvimento e a implantação dos Slot Cars e do Slot Racing a nível mundial.''

domingo, 25 de outubro de 2009

Campeonato Grupo C - 1º prova

Campeonato Grupo C - 1ºprova
23/10/09 - Clube Slot de Braga

Foi sexta-feira dia 23, que se iniciou mais um Campeonato conjunto entre o CSB e a GT Team.
Com 16 participantes mas com algumas ''grandes'' ausências.

Luís Azevedo a ficar com a Pole Position que foi disputada na calha preta.

Na primeira manga a alinharem todas as marcas de carros possíveis:Porsche, Jaguar, Mercedes, Mazda e Lancia.
Os pilotos foram:
Nuno Aguilar, Eduardo Carvalho, Vítor Lopes, João Silva, Carlos Alvim e Francisco Matos.

A primeira manga a ser ganha pelo Nuno Aguilar com duas voltas de avanço sobre Eduardo Carvalho. Nuno Aguilar que com um problema no punho não conseguiu fazer a classificativa direito.

A segunda manga na qual eu participei, Chiquinho com um andamento muito rápido a vencer a calha e a chegar ao 3º lugar final.
Os pilotos: Hugo Gomes, António Maia, Chiquinho, José Pedro e José Eduardo.

A ultima manga da noite, foi a mais rápida de todas, muito disputada e com muita velocidade.
Os pilotos: Miguel Queirós, Augusto Amorim, Luís Azevedo, Hugo Figueiredo e Emídio Peixoto.

As maquinas: Jaguar e Porsche

Manga e prova claramente ganha por Luís Azevedo, com um carro fantástico e um andamento ainda mais fantástico.
Emídio Peixoto e Augusto Amorim também muito rápidos mas com algumas saídas a não permitir chegar ao pódio final.

Quanto à minha prova, não foi muito boa, o carro já esteve muito melhor, e com os pneus de silicone obrigatórios a não ajudar nada à situação, cheguei em cima da hora à prova e foi tirar o carro da mala e pô-lo no parque fechado para a classificação praticamente, mesmo assim ainda houve tempo para trocar a minha carroçaria ''ilegal'' por uma emprestada do Nuno Aguilar. A minha carroçaria não tinha o aeleron e não podia participar. Mesmo assim gostei, mas depois de um 10º lugar na classificativa pensei que não fosse ficar muito para trás disso mas sempre foram 3 lugares, foi bom Agora também ando a treinar pouco. Tive tambem um problema que foi do meu patilhão prender quando saía.
A carroçaria ilegal e a emprestada:

Aqui fica a classificação e o pódio:

Pos. Piloto Voltas
1 Luis Azevedo 201,35
2 Hugo Figueiredo 198,8
3 Chiquinho 197,7
4 Emídio Peixoto 196,34
5 Augusto Amorim 196,16
6 José Eduardo 194,32
7 Nuno Aguilar 194,13
8 Eduardo Carvalho 192,21
9 Miguel Queirós 192,7
10 Vítor Lopes 190,25
11 António Maia 189,35
12 João Silva 182,12
13 José Pedro 181,32
14 Carlos Alvim 176,18
15 Hugo Gomes 174,14
16 Francisco Matos 169,7

1ºlugar - Luís Azevedo 2º lugar - Hugo Figueiredo 3º lugar - Chiquinho

Brevemente publico os vídeos.

A próxima prova é sexta na GT Team. Apareçam!

Mais uma prova com muita aderência, esperemos que sejam todas assim e com ainda mais participantes.
O Slot em Braga está de boa saúde e assim vai continuar.

sábado, 24 de outubro de 2009

Vídeos do Rallye

Aqui ficam finalmente os vídeos do Rallye das Vindimas

WRC


http://www.youtube.com/watch?v=HhDaWovKwVM&feature=youtube_gdata

PWRC e Clássicos


http://www.youtube.com/watch?v=F4R27sQID1M&feature=channel

Espero que gostem
A musica que ta no vídeo dos clássicos não é a que eu queria, desculpem lá nao ta grande coisa

Ninco na Ihobby

Lamborghini Murcielago e o novo carro Policia Corvette CHP

Nova pista Ninco 4 calhas

Xlot Porsche Jager e Ferrari F430

Transformador N-Power ajustavel

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ferrari F430 Xlot Ninco



Já há à venda o novo Xlot

Preparação - Ford GT NINCO _ Brunex

Photo: SlotShots


''Boas,começo por dar seguimento a um teste ,não foi bem teste,foi uma mini preparação basica como deixar um carro competitivo sem ter de alterar muito o material,neste caso nem foi preciso alterar nada de material,usei o que vinha de origem.
Na pista da RGP Slot Center,foi-me emprestado um novo modelo da Ninco,o FORD GT (40).
Comecei por dar umas voltas com o carro de origem saido da caixa,sem modificação alguma,como é normal em carros da Ninco ,o carro faz muito barulho e torpidação,derivado das varias folgas que os eixos têm e principalmente da transmissao.
Ando de inicio na casa dos 10 segundos e meio,com os pneus a ficarem cada vez melhor,nota-se um pouco mais de tracção,e os tempos começam logo a baixar,para os 10 baixos,com algum produto nos pneus (Blue Factor) varias vezes,consigo alcançar os 9,8seg.
Dado por finalizado a primeira fase de testes,dá-se inicio á desmontagem de toda a parte mecanica,ficando mesmo só o chassis sem nada agarrado.
Começo por limpar todo o chassis e verificar se está direito,sorte a minha,o chassis está direitinho.depois da limpeza começo a montar as peças e ajustar todas as folgas,principalmente a transmissao,apertando um pouco mais o Stopper junto da chumaceira para diminuir a folga da mesma e reduzir as vibraçoes e barulho,colo a cremalheira e o Stopper com Ciano e pó Filler há quem chame Poxy(basicamente é um pó que se junta com o Cianocrilato que depois dá uma regidez e cola as peças robustamente.
Monto a transmissao no chassis e colo as chumaceiras ,é importante que quando se está a colar as chumaceiras ao chassis,verificar se o veio corre bem e livremente dentro das mesmas,normalmente o que eu faço é meter um veio e fazer força nas pontas do veio ao mesmo tempo para elas ficarem direitas e não haver prisão do veio,só de seguida é que coloco a cola.A seguir monto o motor e colo com cola quente,visto que estou a utilizar a transmissao de origem,que vem em plástico e mesmo é dificil,vir direita,ajusto o pinhao o melhor possivel á cremalheira de modo a rodar sem prisões e depois meto a transmissão a rodar e com um isqueiro passo no pinhao e cremalheira ao mesmo tempo,e se tiverem com atenção,notam logo uma diminuição no barulho de acuplagem .
Agora passo para o veio da frente,como o teste que estou a realizar é numa pista Carrera,tenho de fixar o veio,coloco uns bocados de cartao multibanco por baixo do veio.
Retiro a mola do patilhão e coloco-a por cima de modo a fixar o patilhão no seu jogo vertical.
Agora passamos ás rodas,como as rodas da ninco normalmente se descolam dos veios,então o truque que utilizo consiste,em fazer umas estrias com o Alicate de Corte nas pontas dos veios e em seguida com um pouco de cola nas pontas e coloco as jantes,posso-vos dizer que as jantes só saem á martelada,por ultimo colo os pneus ás jantes,deixo secar lubrifico o carro todo e vou testar.
De facto o carro melhorou muito,barulho….zero,vibrações….zero,o carro está uma bomba,volta a volta baixa os tempos drásticamente,chegando á melhor volta com o tempo de 9,1 seg……super,super estavel,este é um carro que se bate de igual com os Moslers,hondas e alguns bem preparados Ascaris,mas ainda acho que o Mosler e agora o Ford,são dois “ossos” duros de roer,o único senão desta preparação é o facto do carro vir de origem com jantes 18”,o que principalmente na frente faz o carro perder muita velocidade por causa do atrito que faz na pista e também fazer o carro parecer um “Jeep”,este carro com umas jantes menores ,tenho a certeza que baixaria os tempos para o segundo 8.
Para pista Ninco,a afinaçao muda só na basculação da carroçaria e no jogo do veio da frente que não pode ficar tão fixo,tem de se deixar um ligeiro jogo,não o de origem porque é demasiado e por ultimo,tem de se colocar novamente a mola como vem de origem,porque em pista ninco convem o patilhao ter mola para o carro não sair muito de frente.
Aqui podem ter um pequeno exemplo que com o material de origem dá para colocar um carro competitivo (também tem de se ter em conta a marca de slots qu estao a testar.
Quero agradecer á RGP Slot,por intermédio de Rui Pinho a cedência da pista e do carro.
Boas gatilhadas
Brunexmotorsport/RGP Slot''

Obrigado Brunex por deixares publicar esta fantástica preparação.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Preparação - Porsche Rally'84 NINCO



Como o prometido é devido aqui fica a preparação do meu Porsche que participou na categoria de WRC no Rallye das Vindimas.


Motor - NC5 (de origem)
Patilhão - (de origem)
Palhetas - Slot.It
Eixos - Slot.It
Jantes de trás - Slot.It Alumínio
Jantes da frente - SCX PRO
Pneus - Ninco Rallye
Poleias - Slot.It alumínio
Correia - ''Lisa''
Pinhão - Origem
Cremalheira - Slot.It 28 dentes Alumínio
Bronzes - (de origem)

Espero que vos seja util

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Provas - CSB e GT Team

Já se aproximam as próximas provas inter-clubes.

Ás sexta feiras os rapidíssimos Grupo C. Com campeonato a começar no CSB

Aos sábado o BTCC com o campeonato a começar no Kartodromo Internacional de Braga, seguido depois pelo BB Clube, GT Team e para acabar no CSB.

Em principio vou participar com o meu Porsche no grupo C, mas no BTCC em principio não, porque não tenho carro.

domingo, 18 de outubro de 2009

Rallye das Vindimas - Prova






Depois de uma amostra do que ia ser a prova, aqui fica uma pequena crónica.


Com o período de reconhecimento de manha a deixar um certo clima de incerteza quanto à prova de cada um, previa se um rallye muito interessante :D

A prova começou conforme o previsto pelas duas horas e trinta minutos.

A primeira categoria foro os Clássicos. Prova com 11 participantes, de salientar que três deles com menos de dez anos se não me engano, que estavam a lutar para a Taça Júnior

Nesta categoria os carros não podiam ter praticamente preparação por isso havia mais equilíbrio entre todos os participantes.

Emídio Peixoto com um dos vários Alpines que participaram na prova a conseguir levar o 1º lugar sem grandes dificuldades. A ganhar com um minuto de vantagem para o segundo.

José Pedro Marques tambem com um Alpine a conseguir o 2º lugar, um fantastico lugar para o primeiro Rallye em que participa.

António Maia a fazer uma prova regular, mas a ser penalizado em 5 segundos por não parar na zona certa, mesma assim não conseguia ir ao segundo lugar por diferença de um segundo.

Aqui fica a classificação:

1

Emídio Peixoto

493,387

2

José Pedro Marques

563,503

3

António Maia

569,864

4

Paulo Mendes

574,468

5

Augusto Amorim

577,757

6

Hugo Figueiredo

599,86

7

António Morgado

610,407

8

Hugo Gomes

615,006

9

Bruno Mendes

651,194

10

Pedro Correia

687,928

11

Wilson Mendes

691,021


Pódio:

1º- Emidio Peixoto
2º- José Pedro Marques
3º - António Maia


A segunda categoria foi o PWRC.
Prova a contar com 14 participantes 3 deles a contar para a Taça Júnior a contar com muita variedade de carros, como o regulamento o permite, carros já com alguma preparação.

Emídio Peixoto mais uma vez a mostrar as suas habilidades e com o carro também a corresponder ao dedo e a levar mais um 1º lugar.

António Maia a estar presente de novo no pódio, com o seu Ford Focus.

Hugo Figueiredo a chegar ao ultimo lugar do pódio com o seu Peugeot.


Esta prova mim não me correu muito bem, a começar logo na primeira passagem na primeira pista em que ''mandei'' o carro ao chão, de resto +- normal com umas saídas a mais, e com um carro sem estar preparado a não dar mais que o 9º lugar. Foi bom na mesma, muito divertido ter o carro mais comprido da prova e que tem um andamento muito interessante :P

Aqui fica a classificação:

1

Emídio Peixoto

455,817

2

António Maia

470,198

3

Hugo Figueiredo

504,637

4

Paulo Mendes

517,886

5

Augusto Amorim

540,3

6

António Morgado

546,529

7

Pedro Correia

559,709

8

Wilson Mendes

568,172

9

José Pedro Marques

572,583

10

Filipe Gomes

611,008

11

Miguel Queirós

628,662

12

Bruno Mendes

675,769

13

Hugo Gomes

678,734

14

Domingos Calado

723,56


Pódio:

1º lugar - Emídio Peixoto
2º lugar - António Maia
3º lugar - Hugo Figueiredo


A ultima categoria e a mais rápida foi o WRC.

Categoria também com 14 participantes, 4 deles a contar também para a Taça Júnior do Rallye.


Foi a categoria mais renhida com apenas 9 segundos de diferença entre os dois primeiro e com menos diferença entre o primeiro e o ultimo.


Emídio Peixoto a fazer o TRI com o seu Peugeot da Avant Slot e a levar as 3 taças de primeiro lugar, mas desta vez mais ''apertado''.


Hugo Figueiredo ascendeu ao segundo posto com o seu Xsara PRO da SCX

E Paulo Mendes a chegar ao pódio também com um Peugeot da Avant Slot.


Eu com o meu Porsche acabado de preparar no próprio dia fiz uma prova razoável, mas cometi um erro na preparação matinal, o carro sem a tracção 4x4 estava longo mas eu pus as poleias e a corrente que me emprestaram e mudei também a cremalheira para uma menor o que fez com que o carro fica se um bocado preso. Mas foi bom.


Aqui fica a classificação do WRC:

1

Emídio Peixoto

420,568

2

Hugo Figueiredo

429,973

3

Paulo Mendes

452,66

4

Augusto Amorim

476,557

5

José Pedro Marques

484,914

6

Pedro Correia

490,207

7

António Maia

492,923

8

António Morgado

517,232

9

Hugo Gomes

536,597

10

Wilson Mendes

555,105

11

Miguel Queirós

578,651

12

Filipe Gomes

605,323

13

João Queirós

605,679

14

Bruno Mendes

620,719


Pódio:

1º lugar - Emidio Peixoto

2º lugar - Hugo Figueiredo

3º lugar - Paulo Mendes


Hugo Gomes ganhou a Taça Júnior.

Foi um rallye muito bom com pistas interessantes sem problemas num sitio muito bom também.


E que venha o próximo!!


As Comissarias de Pista

Os participantes.


A frota de carros do Paulo Mendes, para ele, o filho, o sobrinho e ainda dois que emprestou.

E os meus 3 carros, dois dos 3 intrometeram se nos carros da nova geração



Parabéns a todos!

E parabéns Emídio pela tripla vitória!