quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Como fazer uma ponte basculante
Para quem se quiser aventurar a fazer uma
Deve ficar linda em qualquer pista.
http://www.tuttoslot.it/tecnica/costrpontemobile.htm
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Vídeos de Raid
Pista com muitos quilos de farinha, o carro chega mesmo a enterrar na farinha
Este segundo é um vídeo também excelente da Ninco Raid Series 2009
Espero que gostem
terça-feira, 27 de outubro de 2009
História do Slot Car - Parte 3/4
Estávamos nos anos de 1935-1936 quando, após a Grande Depressão, os fabricantes de brinquedos sobreviventes (a maioria faliu na depressão) procuravam novas formas de fazer negócio. Destes a “Louis Marx & Co” e a “Dorfman Co” nos USA e as Märklin Bros, Lehman, Hamley Bros e a Tipp & Co na Europa (Inglaterra e Alemanha) adquiriam posições de liderança e começaram a desenvolver os slots.
Destes “ensaios” os mais relevantes foram os da Märklin em 1935 quando desenvolveu uma pista com duas calhas com 10cm de largo, mas com a particularidade de os dois carros não conseguirem correr lado a lado, esta pista foi um “flop” e mais uma vez coube a primazia aos USA de fazer uma pista onde finalmente se podia competir. Esta “proeza” esteve a cargo da “Louis Marx & Co” a qual, em 1936, fez uma pista para dois carros, em forma de ( 8 ) na escala 1/64. A pista ocupava um espaço de 1,70m 0,81m.
Este grau de miniaturização tinha vários inconvenientes, as pistas eram extremamente caras, os carros eram tão pequenos e andavam tão pouco que o público em geral não aderiu como se esperava a esta pistas. No entanto foram estas as primeiras pistas onde foi possível fazer competição de slot-cars, dado serem as primeiras e durante muito tempo (foram fabricadas até meados dos anos 40) as únicas onde era possível dois carros correrem lado a lado.
Em 1952, uma empresa inglesa “Minimodels Ltd” propriedade do Sr. B. F. Francis, registou a patente de um Jaguar XK 120 Sports à escala de 1/32 e vendia-o com o nome de SCALEX.
A partir de 1954 a empresa entrou na produção e venda em massa (a preços muito acessíveis - £ 5.19 – um circuito com 2 carros) de diversos modelos de carros de Grand Prix, os SCALEXTRIC, mas agora à escala de 1/28 (estes são os avozinhos dos actuais Grupo Z).
Ao mesmo tempo o Sr. Francis pensou e elaborou um sistema no qual registava a morada dos seus clientes e assim publicitava-lhes directamente por correio as ultimas informações e inovações, bem como os locais e as datas das provas que realizava com estes bólides. O Sr. Francis foi o “Pai” da organização de provas e dos campeonatos de Slot Cars. O Sr. Francis realizava provas de Slot Cars por todo o lado, deu a conhecer estes bólides por todo o lado e, consequentemente, nesse Natal de 1954 estes modelos foram um tremendo sucesso de vendas.
Coube então a vez da conquista dos USA. Nem tudo foram rosas mas, pelo ano de 1958 a SCALEXTRIC era a marca mais famosa e conhecida em toda a América, na Europa e consequentemente, a nível mundial.
Assim podemos nomear a SCALEXTRIC como “A” marca que influenciou o desenvolvimento e a implantação dos Slot Cars e do Slot Racing a nível mundial.''
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Vídeo - Grupo C 1º prova
http://www.youtube.com/watch?v=xKk6NL6MCRY&feature=youtube_gdata
Espero que gostem
domingo, 25 de outubro de 2009
Campeonato Grupo C - 1º prova
Foi sexta-feira dia 23, que se iniciou mais um Campeonato conjunto entre o CSB e a GT Team.
Com 16 participantes mas com algumas ''grandes'' ausências.
Luís Azevedo a ficar com a Pole Position que foi disputada na calha preta.
Na primeira manga a alinharem todas as marcas de carros possíveis:Porsche, Jaguar, Mercedes, Mazda e Lancia.
Os pilotos foram:
Nuno Aguilar, Eduardo Carvalho, Vítor Lopes, João Silva, Carlos Alvim e Francisco Matos.
A primeira manga a ser ganha pelo Nuno Aguilar com duas voltas de avanço sobre Eduardo Carvalho. Nuno Aguilar que com um problema no punho não conseguiu fazer a classificativa direito.
A segunda manga na qual eu participei, Chiquinho com um andamento muito rápido a vencer a calha e a chegar ao 3º lugar final.
Os pilotos: Hugo Gomes, António Maia, Chiquinho, José Pedro e José Eduardo.
A ultima manga da noite, foi a mais rápida de todas, muito disputada e com muita velocidade.
Os pilotos: Miguel Queirós, Augusto Amorim, Luís Azevedo, Hugo Figueiredo e Emídio Peixoto.
As maquinas: Jaguar e Porsche
Manga e prova claramente ganha por Luís Azevedo, com um carro fantástico e um andamento ainda mais fantástico.
Emídio Peixoto e Augusto Amorim também muito rápidos mas com algumas saídas a não permitir chegar ao pódio final.
Quanto à minha prova, não foi muito boa, o carro já esteve muito melhor, e com os pneus de silicone obrigatórios a não ajudar nada à situação, cheguei em cima da hora à prova e foi tirar o carro da mala e pô-lo no parque fechado para a classificação praticamente, mesmo assim ainda houve tempo para trocar a minha carroçaria ''ilegal'' por uma emprestada do Nuno Aguilar. A minha carroçaria não tinha o aeleron e não podia participar. Mesmo assim gostei, mas depois de um 10º lugar na classificativa pensei que não fosse ficar muito para trás disso mas sempre foram 3 lugares, foi bom Agora também ando a treinar pouco. Tive tambem um problema que foi do meu patilhão prender quando saía.
A carroçaria ilegal e a emprestada:
Aqui fica a classificação e o pódio:
Pos. | Piloto | Voltas |
1 | Luis Azevedo | 201,35 |
2 | Hugo Figueiredo | 198,8 |
3 | Chiquinho | 197,7 |
4 | Emídio Peixoto | 196,34 |
5 | Augusto Amorim | 196,16 |
6 | José Eduardo | 194,32 |
7 | Nuno Aguilar | 194,13 |
8 | Eduardo Carvalho | 192,21 |
9 | Miguel Queirós | 192,7 |
10 | Vítor Lopes | 190,25 |
11 | António Maia | 189,35 |
12 | João Silva | 182,12 |
13 | José Pedro | 181,32 |
14 | Carlos Alvim | 176,18 |
15 | Hugo Gomes | 174,14 |
16 | Francisco Matos | 169,7 |
Brevemente publico os vídeos.
A próxima prova é sexta na GT Team. Apareçam!
Mais uma prova com muita aderência, esperemos que sejam todas assim e com ainda mais participantes.
O Slot em Braga está de boa saúde e assim vai continuar.
sábado, 24 de outubro de 2009
Vídeos do Rallye
WRC
http://www.youtube.com/watch?v=HhDaWovKwVM&feature=youtube_gdata
PWRC e Clássicos
http://www.youtube.com/watch?v=F4R27sQID1M&feature=channel
Espero que gostem
A musica que ta no vídeo dos clássicos não é a que eu queria, desculpem lá nao ta grande coisa
Ninco na Ihobby
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Preparação - Ford GT NINCO _ Brunex
''Boas,começo por dar seguimento a um teste ,não foi bem teste,foi uma mini preparação basica como deixar um carro competitivo sem ter de alterar muito o material,neste caso nem foi preciso alterar nada de material,usei o que vinha de origem.
Na pista da RGP Slot Center,foi-me emprestado um novo modelo da Ninco,o FORD GT (40).
Comecei por dar umas voltas com o carro de origem saido da caixa,sem modificação alguma,como é normal em carros da Ninco ,o carro faz muito barulho e torpidação,derivado das varias folgas que os eixos têm e principalmente da transmissao.
Ando de inicio na casa dos 10 segundos e meio,com os pneus a ficarem cada vez melhor,nota-se um pouco mais de tracção,e os tempos começam logo a baixar,para os 10 baixos,com algum produto nos pneus (Blue Factor) varias vezes,consigo alcançar os 9,8seg.
Dado por finalizado a primeira fase de testes,dá-se inicio á desmontagem de toda a parte mecanica,ficando mesmo só o chassis sem nada agarrado.
Começo por limpar todo o chassis e verificar se está direito,sorte a minha,o chassis está direitinho.depois da limpeza começo a montar as peças e ajustar todas as folgas,principalmente a transmissao,apertando um pouco mais o Stopper junto da chumaceira para diminuir a folga da mesma e reduzir as vibraçoes e barulho,colo a cremalheira e o Stopper com Ciano e pó Filler há quem chame Poxy(basicamente é um pó que se junta com o Cianocrilato que depois dá uma regidez e cola as peças robustamente.
Monto a transmissao no chassis e colo as chumaceiras ,é importante que quando se está a colar as chumaceiras ao chassis,verificar se o veio corre bem e livremente dentro das mesmas,normalmente o que eu faço é meter um veio e fazer força nas pontas do veio ao mesmo tempo para elas ficarem direitas e não haver prisão do veio,só de seguida é que coloco a cola.A seguir monto o motor e colo com cola quente,visto que estou a utilizar a transmissao de origem,que vem em plástico e mesmo é dificil,vir direita,ajusto o pinhao o melhor possivel á cremalheira de modo a rodar sem prisões e depois meto a transmissão a rodar e com um isqueiro passo no pinhao e cremalheira ao mesmo tempo,e se tiverem com atenção,notam logo uma diminuição no barulho de acuplagem .
Agora passo para o veio da frente,como o teste que estou a realizar é numa pista Carrera,tenho de fixar o veio,coloco uns bocados de cartao multibanco por baixo do veio.
Retiro a mola do patilhão e coloco-a por cima de modo a fixar o patilhão no seu jogo vertical.
Agora passamos ás rodas,como as rodas da ninco normalmente se descolam dos veios,então o truque que utilizo consiste,em fazer umas estrias com o Alicate de Corte nas pontas dos veios e em seguida com um pouco de cola nas pontas e coloco as jantes,posso-vos dizer que as jantes só saem á martelada,por ultimo colo os pneus ás jantes,deixo secar lubrifico o carro todo e vou testar.
De facto o carro melhorou muito,barulho….zero,vibrações….zero,o carro está uma bomba,volta a volta baixa os tempos drásticamente,chegando á melhor volta com o tempo de 9,1 seg……super,super estavel,este é um carro que se bate de igual com os Moslers,hondas e alguns bem preparados Ascaris,mas ainda acho que o Mosler e agora o Ford,são dois “ossos” duros de roer,o único senão desta preparação é o facto do carro vir de origem com jantes 18”,o que principalmente na frente faz o carro perder muita velocidade por causa do atrito que faz na pista e também fazer o carro parecer um “Jeep”,este carro com umas jantes menores ,tenho a certeza que baixaria os tempos para o segundo 8.
Para pista Ninco,a afinaçao muda só na basculação da carroçaria e no jogo do veio da frente que não pode ficar tão fixo,tem de se deixar um ligeiro jogo,não o de origem porque é demasiado e por ultimo,tem de se colocar novamente a mola como vem de origem,porque em pista ninco convem o patilhao ter mola para o carro não sair muito de frente.
Aqui podem ter um pequeno exemplo que com o material de origem dá para colocar um carro competitivo (também tem de se ter em conta a marca de slots qu estao a testar.
Quero agradecer á RGP Slot,por intermédio de Rui Pinho a cedência da pista e do carro.
Boas gatilhadas
Brunexmotorsport/RGP Slot''
Obrigado Brunex por deixares publicar esta fantástica preparação.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Preparação - Porsche Rally'84 NINCO
Como o prometido é devido aqui fica a preparação do meu Porsche que participou na categoria de WRC no Rallye das Vindimas.
Motor - NC5 (de origem)
Patilhão - (de origem)
Palhetas - Slot.It
Eixos - Slot.It
Jantes de trás - Slot.It Alumínio
Jantes da frente - SCX PRO
Pneus - Ninco Rallye
Poleias - Slot.It alumínio
Correia - ''Lisa''
Pinhão - Origem
Cremalheira - Slot.It 28 dentes Alumínio
Bronzes - (de origem)
Espero que vos seja util
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Vídeo - Rallye das Vindimas. A minha prova
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Provas - CSB e GT Team
Ás sexta feiras os rapidíssimos Grupo C. Com campeonato a começar no CSB
Aos sábado o BTCC com o campeonato a começar no Kartodromo Internacional de Braga, seguido depois pelo BB Clube, GT Team e para acabar no CSB.
Em principio vou participar com o meu Porsche no grupo C, mas no BTCC em principio não, porque não tenho carro.
domingo, 18 de outubro de 2009
Rallye das Vindimas - Prova
Depois de uma amostra do que ia ser a prova, aqui fica uma pequena crónica.
Com o período de reconhecimento de manha a deixar um certo clima de incerteza quanto à prova de cada um, previa se um rallye muito interessante :D
A prova começou conforme o previsto pelas duas horas e trinta minutos.
A primeira categoria foro os Clássicos. Prova com 11 participantes, de salientar que três deles com menos de dez anos se não me engano, que estavam a lutar para a Taça Júnior
Nesta categoria os carros não podiam ter praticamente preparação por isso havia mais equilíbrio entre todos os participantes.
Emídio Peixoto com um dos vários Alpines que participaram na prova a conseguir levar o 1º lugar sem grandes dificuldades. A ganhar com um minuto de vantagem para o segundo.
José Pedro Marques tambem com um Alpine a conseguir o 2º lugar, um fantastico lugar para o primeiro Rallye em que participa.
António Maia a fazer uma prova regular, mas a ser penalizado em 5 segundos por não parar na zona certa, mesma assim não conseguia ir ao segundo lugar por diferença de um segundo.
Aqui fica a classificação:
1 | Emídio Peixoto | 493,387 |
2 | José Pedro Marques | 563,503 |
3 | António Maia | 569,864 |
4 | Paulo Mendes | 574,468 |
5 | Augusto Amorim | 577,757 |
6 | Hugo Figueiredo | 599,86 |
7 | António Morgado | 610,407 |
8 | Hugo Gomes | 615,006 |
9 | Bruno Mendes | 651,194 |
10 | Pedro Correia | 687,928 |
11 | Wilson Mendes | 691,021 |
Pódio:
1º- Emidio Peixoto
2º- José Pedro Marques
3º - António Maia
A segunda categoria foi o PWRC.
Prova a contar com 14 participantes 3 deles a contar para a Taça Júnior a contar com muita variedade de carros, como o regulamento o permite, carros já com alguma preparação.
Emídio Peixoto mais uma vez a mostrar as suas habilidades e com o carro também a corresponder ao dedo e a levar mais um 1º lugar.
António Maia a estar presente de novo no pódio, com o seu Ford Focus.
Hugo Figueiredo a chegar ao ultimo lugar do pódio com o seu Peugeot.
Esta prova mim não me correu muito bem, a começar logo na primeira passagem na primeira pista em que ''mandei'' o carro ao chão, de resto +- normal com umas saídas a mais, e com um carro sem estar preparado a não dar mais que o 9º lugar. Foi bom na mesma, muito divertido ter o carro mais comprido da prova e que tem um andamento muito interessante :P
Aqui fica a classificação:
|
1º lugar - Emídio Peixoto
2º lugar - António Maia
3º lugar - Hugo Figueiredo
A ultima categoria e a mais rápida foi o WRC.
Categoria também com 14 participantes, 4 deles a contar também para a Taça Júnior do Rallye.
Foi a categoria mais renhida com apenas 9 segundos de diferença entre os dois primeiro e com menos diferença entre o primeiro e o ultimo.
Emídio Peixoto a fazer o TRI com o seu Peugeot da Avant Slot e a levar as 3 taças de primeiro lugar, mas desta vez mais ''apertado''.
Hugo Figueiredo ascendeu ao segundo posto com o seu Xsara PRO da SCX
E Paulo Mendes a chegar ao pódio também com um Peugeot da Avant Slot.
Eu com o meu Porsche acabado de preparar no próprio dia fiz uma prova razoável, mas cometi um erro na preparação matinal, o carro sem a tracção 4x4 estava longo mas eu pus as poleias e a corrente que me emprestaram e mudei também a cremalheira para uma menor o que fez com que o carro fica se um bocado preso. Mas foi bom.
Aqui fica a classificação do WRC:
1 | Emídio Peixoto | 420,568 |
2 | Hugo Figueiredo | 429,973 |
3 | Paulo Mendes | 452,66 |
4 | Augusto Amorim | 476,557 |
5 | José Pedro Marques | 484,914 |
6 | Pedro Correia | 490,207 |
7 | António Maia | 492,923 |
8 | António Morgado | 517,232 |
9 | Hugo Gomes | 536,597 |
10 | Wilson Mendes | 555,105 |
11 | Miguel Queirós | 578,651 |
12 | Filipe Gomes | 605,323 |
13 | João Queirós | 605,679 |
14 | Bruno Mendes | 620,719 |
Pódio:
1º lugar - Emidio Peixoto
2º lugar - Hugo Figueiredo
3º lugar - Paulo Mendes
Hugo Gomes ganhou a Taça Júnior.
Foi um rallye muito bom com pistas interessantes sem problemas num sitio muito bom também.
E que venha o próximo!!
As Comissarias de Pista
Os participantes.
A frota de carros do Paulo Mendes, para ele, o filho, o sobrinho e ainda dois que emprestou.
E os meus 3 carros, dois dos 3 intrometeram se nos carros da nova geração
Parabéns a todos!
E parabéns Emídio pela tripla vitória!