quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Preparação - Ford GT NINCO _ Brunex

Photo: SlotShots


''Boas,começo por dar seguimento a um teste ,não foi bem teste,foi uma mini preparação basica como deixar um carro competitivo sem ter de alterar muito o material,neste caso nem foi preciso alterar nada de material,usei o que vinha de origem.
Na pista da RGP Slot Center,foi-me emprestado um novo modelo da Ninco,o FORD GT (40).
Comecei por dar umas voltas com o carro de origem saido da caixa,sem modificação alguma,como é normal em carros da Ninco ,o carro faz muito barulho e torpidação,derivado das varias folgas que os eixos têm e principalmente da transmissao.
Ando de inicio na casa dos 10 segundos e meio,com os pneus a ficarem cada vez melhor,nota-se um pouco mais de tracção,e os tempos começam logo a baixar,para os 10 baixos,com algum produto nos pneus (Blue Factor) varias vezes,consigo alcançar os 9,8seg.
Dado por finalizado a primeira fase de testes,dá-se inicio á desmontagem de toda a parte mecanica,ficando mesmo só o chassis sem nada agarrado.
Começo por limpar todo o chassis e verificar se está direito,sorte a minha,o chassis está direitinho.depois da limpeza começo a montar as peças e ajustar todas as folgas,principalmente a transmissao,apertando um pouco mais o Stopper junto da chumaceira para diminuir a folga da mesma e reduzir as vibraçoes e barulho,colo a cremalheira e o Stopper com Ciano e pó Filler há quem chame Poxy(basicamente é um pó que se junta com o Cianocrilato que depois dá uma regidez e cola as peças robustamente.
Monto a transmissao no chassis e colo as chumaceiras ,é importante que quando se está a colar as chumaceiras ao chassis,verificar se o veio corre bem e livremente dentro das mesmas,normalmente o que eu faço é meter um veio e fazer força nas pontas do veio ao mesmo tempo para elas ficarem direitas e não haver prisão do veio,só de seguida é que coloco a cola.A seguir monto o motor e colo com cola quente,visto que estou a utilizar a transmissao de origem,que vem em plástico e mesmo é dificil,vir direita,ajusto o pinhao o melhor possivel á cremalheira de modo a rodar sem prisões e depois meto a transmissão a rodar e com um isqueiro passo no pinhao e cremalheira ao mesmo tempo,e se tiverem com atenção,notam logo uma diminuição no barulho de acuplagem .
Agora passo para o veio da frente,como o teste que estou a realizar é numa pista Carrera,tenho de fixar o veio,coloco uns bocados de cartao multibanco por baixo do veio.
Retiro a mola do patilhão e coloco-a por cima de modo a fixar o patilhão no seu jogo vertical.
Agora passamos ás rodas,como as rodas da ninco normalmente se descolam dos veios,então o truque que utilizo consiste,em fazer umas estrias com o Alicate de Corte nas pontas dos veios e em seguida com um pouco de cola nas pontas e coloco as jantes,posso-vos dizer que as jantes só saem á martelada,por ultimo colo os pneus ás jantes,deixo secar lubrifico o carro todo e vou testar.
De facto o carro melhorou muito,barulho….zero,vibrações….zero,o carro está uma bomba,volta a volta baixa os tempos drásticamente,chegando á melhor volta com o tempo de 9,1 seg……super,super estavel,este é um carro que se bate de igual com os Moslers,hondas e alguns bem preparados Ascaris,mas ainda acho que o Mosler e agora o Ford,são dois “ossos” duros de roer,o único senão desta preparação é o facto do carro vir de origem com jantes 18”,o que principalmente na frente faz o carro perder muita velocidade por causa do atrito que faz na pista e também fazer o carro parecer um “Jeep”,este carro com umas jantes menores ,tenho a certeza que baixaria os tempos para o segundo 8.
Para pista Ninco,a afinaçao muda só na basculação da carroçaria e no jogo do veio da frente que não pode ficar tão fixo,tem de se deixar um ligeiro jogo,não o de origem porque é demasiado e por ultimo,tem de se colocar novamente a mola como vem de origem,porque em pista ninco convem o patilhao ter mola para o carro não sair muito de frente.
Aqui podem ter um pequeno exemplo que com o material de origem dá para colocar um carro competitivo (também tem de se ter em conta a marca de slots qu estao a testar.
Quero agradecer á RGP Slot,por intermédio de Rui Pinho a cedência da pista e do carro.
Boas gatilhadas
Brunexmotorsport/RGP Slot''

Obrigado Brunex por deixares publicar esta fantástica preparação.

2 comentários:

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  2. Teno uma pista Ninco e ao testar a Ford GT com as peças originais....percebi q o carro sai de frente...para fora do trilho....Então tirei o imã traseiro e coloquei um outro imã da Ninco....o cilindrico....no meio do carro...como a maioria dos outros carros da Ninco....Aí sim o carro ficou bem mais estável....porém com rodas menores a frente, melhorou bem mais...já que o guia fica nivelado com o chassi....Porém, para nao deixar as roda dianteiras pro race....utilizei rodas Ninco tipo JGTC...e aí ficou com rodas originais...e o carro ficou bom pra caramba...é isso...

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