''Como vimos nos anteriores artigos, temos de agradecer ao Sr. J. Lionel Cowen o nascimento dos Slot-Cars e ao Sr. Louis H. Hertz a invenção do controlo de velocidade.
Estávamos nos anos de 1935-1936 quando, após a Grande Depressão, os fabricantes de brinquedos sobreviventes (a maioria faliu na depressão) procuravam novas formas de fazer negócio. Destes a “Louis Marx & Co” e a “Dorfman Co” nos USA e as Märklin Bros, Lehman, Hamley Bros e a Tipp & Co na Europa (Inglaterra e Alemanha) adquiriam posições de liderança e começaram a desenvolver os slots.
Destes “ensaios” os mais relevantes foram os da Märklin em 1935 quando desenvolveu uma pista com duas calhas com 10cm de largo, mas com a particularidade de os dois carros não conseguirem correr lado a lado, esta pista foi um “flop” e mais uma vez coube a primazia aos USA de fazer uma pista onde finalmente se podia competir. Esta “proeza” esteve a cargo da “Louis Marx & Co” a qual, em 1936, fez uma pista para dois carros, em forma de ( 8 ) na escala 1/64. A pista ocupava um espaço de 1,70m 0,81m.
Este grau de miniaturização tinha vários inconvenientes, as pistas eram extremamente caras, os carros eram tão pequenos e andavam tão pouco que o público em geral não aderiu como se esperava a esta pistas. No entanto foram estas as primeiras pistas onde foi possível fazer competição de slot-cars, dado serem as primeiras e durante muito tempo (foram fabricadas até meados dos anos 40) as únicas onde era possível dois carros correrem lado a lado.
Em 1952, uma empresa inglesa “Minimodels Ltd” propriedade do Sr. B. F. Francis, registou a patente de um Jaguar XK 120 Sports à escala de 1/32 e vendia-o com o nome de SCALEX.
A partir de 1954 a empresa entrou na produção e venda em massa (a preços muito acessíveis - £ 5.19 – um circuito com 2 carros) de diversos modelos de carros de Grand Prix, os SCALEXTRIC, mas agora à escala de 1/28 (estes são os avozinhos dos actuais Grupo Z).
Ao mesmo tempo o Sr. Francis pensou e elaborou um sistema no qual registava a morada dos seus clientes e assim publicitava-lhes directamente por correio as ultimas informações e inovações, bem como os locais e as datas das provas que realizava com estes bólides. O Sr. Francis foi o “Pai” da organização de provas e dos campeonatos de Slot Cars. O Sr. Francis realizava provas de Slot Cars por todo o lado, deu a conhecer estes bólides por todo o lado e, consequentemente, nesse Natal de 1954 estes modelos foram um tremendo sucesso de vendas.
Coube então a vez da conquista dos USA. Nem tudo foram rosas mas, pelo ano de 1958 a SCALEXTRIC era a marca mais famosa e conhecida em toda a América, na Europa e consequentemente, a nível mundial.
Assim podemos nomear a SCALEXTRIC como “A” marca que influenciou o desenvolvimento e a implantação dos Slot Cars e do Slot Racing a nível mundial.''
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário