sexta-feira, 16 de outubro de 2009
História do Slot Car - Parte 1
''O início dos "nossos" Slots...
Em 1908 a "Ives Manufactoring Co." (Connecticut USA) teve uma primeira aproximação com modelos de motor de corda mas foi abandonado o projecto. Um ano depois em 1909 a "Märklin Bros." na Alemanha montou e expôs uma linha de comboio onde circulava um carro mas... as rodas nem no chão tocavam. Foram estas as primeiras e pálidas aproximações ao que chegaria mais tarde.
Em 1912 a "Lionel Manufactoring Co.", uma firma americana reputada pelo fabrico de comboios eléctricos miniatura, colocou-se na aventura dos Slots. J. Lionel Cowen registou a patente para esta novidade e a ele devemos os nossos queridos Slots. O modelo que esteve na origem dos Slots foi um modelo à escala 1:24 (mais precisamente 1/2" polegada para 1 pé, uma vez que a origem era americana) e não era mais do que uma reprodução razoávelmente detalhada de um carro americano, nomeadamente um "STUTZ BEARCAT".
O "STUTZ BEARCAT" da "Lionel Manufactoring Co." era um modelo de tração dianteira, tinha dois patilhões dos quais o trazeiro transmitia energia e o da frente servia de guia.
Estes Slots eram vendidos numa caixa com uma pista circular e dois modelos com cores diferentes e com n.ºs diferentes. Normalmente os carros eram marcados com os n.ºs 8 e 9.
Foram fabricados cerca de 13000 modelos e o preço dos modelos até ao kit com a pista incluida variava entre os $7.50 e os $18.00.''
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Excelente.
ResponderEliminarVou ficar à espera do Nº 2 deste artigo.
Um abraço,
Rui Mota
já está quase :P
ResponderEliminarTem mais alguma coisa acrescentar neste artigo?
ResponderEliminarestou a fazer um trabalho sobre o slot car e a sua historia. se pudesse me ajudar agradecia pois não encontro muita coisa.
Obrigada