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''O Slotportugal adquiriu um Ford Focus RS WRC 2006 e um Subaru WRC 2006, para mostrar aos nosso leitores as principais diferença entre esses dois belos modelos da Ninco. Realizamos alguns testes em pista, e os resultados são optimistas.
A nível de decoração, no nosso conceito, o Ford Focus vai a frente, pois a reprodução está realmente impecável e a decoração BP ajuda imenso a colocar o conjunto em grande destaque no parque fechado.
Sem ficar muito atrás, a decoração tradicional do Subaru está muito bem realizada, pois nenhum detalhe foi esquecido pela Ninco, com destaque para as jantas em raios dourados e as luzes traseiras.
Os modelos de série possuem diferenças significativas, desde os amortecedores, que no Ford Focus WRC apresentam-se com macios a frente e duros atrás e no Subaru duros nos dois eixos. Pessoalmente, penso que nenhuma das opções de série é a mais adequada, principalmente se considerarmos o peso dos modelos.
Uma das diferenças que mas despertou curiosidade, foi o espaço reservado ao patilhão. O Subaru tem uma distância maior entre o encaixe do patilhão e a frente do carro, tendo como medida 5,95mm. Já o Focus tem apenas 5mm. Isso poderá ser um problema na preparação com material racing, por exemplo, um patilhão da Slot.it com parafusos, não consegue girar neste espaço, conseguindo apenas 45º em cada direcção.
Todos os itens medidos são diferentes, não há nada igual, nem mesmo a largura máxima da carroçaria. Entretanto, o comprimento, altura e distância entre o eixo traseiro e o patilhão, são as diferenças mais significativas, as quais deveremos ter em atenção na hora de escolher um dos modelos para competição.
Levamos os carros para o circuito Cascais Rally Trophy. Apesar dos motores de origem serem NC5, com baixo apoio magnético, acertamos o transformador para 16 volts e configuramos o punho PM de forma a termos uma condução ligeira, porém segura.
Antes de iniciarmos os testes, realizamos imensas voltas com cada um dos carros, de forma a conhecer o comportamento em cada tipo de curva do traçado. Para termos referência de tempos, fizemos as passagem com o Mitsubish Lancer, já preparado, registando os tempos : Troço I= 70,101, troço II=151,676 e troço III=68,561.
Realizar testes é sempre uma missão de muita responsabilidade, mas o leitor deve considerar apenas os aspectos técnicos, pois cada piloto tem uma 'pegada' diferente. Apesar que neste caso, a diferença entre os carros é bastante significativa.
Durante as voltas inicias, notamos uma maior segurança do Subaru, que reage melhor nas curvas mais apertadas. Entretanto, o Focus tem uma grande saída, sendo mais rápido na passagem dos cruzamentos e curvas mais abertas. Este comportamento, tem como principal características a diferença de comprimento e distância entre eixos que apresentam estes modelos.
A basculação do Subaru é mais simples e natural. O Ford Focus não bascula livremente como o Subaru, será preciso um trabalho extra neste item. Esta característica associada com a altura do carro, dificultou imenso a passagens por algumas curvas, as quais o Subaru passava com menos dificuldades.
Mesmo estando com o dedo bem orientado em relação ao traçado, tivemos alguma dificuldade em ultrapassar as curvas e contra curvas consecutivas com o Ford Focus, pois o carro não tem o mesmo 'jogo' no eixo traseiro que o Subaru. Este foi o troço do circuito onde perdemos imenso tempo para achar o ponto ideal do punho. Por outro lado, o Subaru passa neste troço sem qualquer problema.
As saídas das curvas do Focus são extremamente rápidas e seguras, permitindo um ganho significativo de tempo. Esta característica poderá ser melhor aproveitada com outro tipo de motor, pois o NC5 não tem uma saída adequada para aproveitarmos esta vantagem que o Ford Focus apresenta.
Na soma das três passagens pelos três troços, os tempos foram favoráveis ao Subaru em todos os troços percorridos neste teste : troco 1 : Subaru 73,56 contra 75,89 - troço 2 : 155,16 para o Subaru e 157,17 para o Focus e finalmente o troço 3, o mais rápido, o Subaru marcou 70,21 contra 72,08 do Focus.
Concluímos que os modelos de série, sem qualquer modificação, tem comportamentos diferentes em pista e que a maior estabilidade do Subaru foi determinante para dominar todos os troços. Entretanto, penso que uma preparação com material racing, talvez o Ford Focus possa mudar o comportamento nas curvas mais fechdas e render mais. Mesmo assim, será difícil bater o Subaru neste aspecto.''
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