Uma corrida de camaleões
Pela primeira vez, na minha longa história de participante em provas de "Slot", tive que recorrer à táctica da "tartaruga". Devagar se vai ao longe!!
Era uma lamentável imagem, ver uma considerável quantidade de "Reynard's", a varrer à largura, as calhas da "Carrera".
Afinal, a gestão de prova passou para a larga maioria das equipas, por obrigar os pilotos a rolar devagarinho, mais devagarinho, até, quase parado!
Era uma lamentável imagem, ver uma considerável quantidade de "Reynard's", a varrer à largura, as calhas da "Carrera".
Afinal, a gestão de prova passou para a larga maioria das equipas, por obrigar os pilotos a rolar devagarinho, mais devagarinho, até, quase parado!
Mas que degradante visão!!
Os modelos eram esticados ao limite!
Acabando mesmo por romper, os pneus acabavam mesmo por deixar a descoberto, as jantes.
A preocupação dos pilotos, não era afinal, CORRER!!
Era antes, andar, DEVAGAR!!
Não gostei. É pena.......
Acabando mesmo por romper, os pneus acabavam mesmo por deixar a descoberto, as jantes.
A preocupação dos pilotos, não era afinal, CORRER!!
Era antes, andar, DEVAGAR!!
Não gostei. É pena.......
Sobretudo quando vemos deitado por terra, TEMPO, MUITO TEMPO, muitos testes, MUITO DINHEIRO, afinal, muito de tudo, afinal, muito de tudo do que VENERAMOS, que por uma causa, valeram sacrifícios monetários e familiares.............
Talvez, com alguma naturalidade até, para muito do meu espanto, acabe por passar a extremamente fácil, talvez com a mesma facilidade com que ao longo de uma vida nos conseguimos apaixonar, num ápice, que tudo se esfume e deixemos de gostar...........
É pena, tenho mesmo muita pena, se dentro do nosso ego, as coisas acabem por se transformar pelo desânimo, ao ponto de deixar como opção única, o abandono.......
Espero que não, mas o potêncial para isso, cresceu exponencialmente.......
Talvez, com alguma naturalidade até, para muito do meu espanto, acabe por passar a extremamente fácil, talvez com a mesma facilidade com que ao longo de uma vida nos conseguimos apaixonar, num ápice, que tudo se esfume e deixemos de gostar...........
É pena, tenho mesmo muita pena, se dentro do nosso ego, as coisas acabem por se transformar pelo desânimo, ao ponto de deixar como opção única, o abandono.......
Espero que não, mas o potêncial para isso, cresceu exponencialmente.......
FORÇA ZÉ!!!!
ResponderEliminarTemos de auentar a pressão, já falta tão pouco! Quando a corrida se torna campo de batalha chegar ao fim é sobreviver e são os sobreviventes que contam a história. Vais ter muito tempo para desanimo depois da corrida.
Pessoal ultimo sprint!! Façam voar jantes!!!
Inacreditável!!!
ResponderEliminar...e Lamentável!!!
ResponderEliminarÈ o que dá a escolha de pneus ter sido orientada para limpar o Stock do Sr Balse Monteiro em vez de terem sido escolhidos os pneus que mais se adequariam á prova.
ResponderEliminarE que tal pedir o reembolso valor pago pelas inscrições tendo em conta este cenário??
ResponderEliminarPara mim 24 Horas do Porto nunca mais.
ResponderEliminar---------------------------------
Citação de uma msg slotcars forum .
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Pequena anedota Slotista:
A marca "Ostorero" resolveu mudar de nome á sua gama de pneus , tendo em conta as suas prestação nas 24h do Porto, e passará a chamar-se "Oh-Estourei-os" Grin Cheesy Wink Smiley
Desculpem...não resisti á piada... Grin
Eu tenho uma opinião um pouco diferente,acho que pela primeira vez existiu uma prova de resistencia como nos 1/1,visto que os slots são um hobby retirado de escala verdadeira,não conheço nenhuma corrida de resistencia 1/1 de 24horas ou menos,que um carro ande a corrida toda só com um par de pneus e sempre a fundo,se alguem souber de alguma que me diga,isto foi mesmo uma corrida de resistencia numa escala menor,neste caso 1/32,e a maioria das equipas só se preocuparam na sexta feira em andar a fundo,e tentar demonstrar o seu poder,fazendo tempos canhões,alguns até usavam outro tipo de pneus e motores,.........não percebo.....porquê?...iam ganhar a corrida na sexta feira?.já para não falar nos espertos farelhadores,que não têm o minimo de respeito pelos que se regem mediante as regras.
ResponderEliminarna sexta feira a equipa a qual preparei o carro,ligou-me preocupada com o andamento dos adversários,e eu respondi que a corrida é longa e afinação do chassis e a condução é que vai gerir os pneus.
se eu quisesse teria montado o carro mais rápido,mas com os inúmeros testes e horas e horas de trabalho que tive com 4 chassis,vi que algumas afinações pesavam muito no consumo dos pneus,e foi apartir daí que me concentrei em fazer um chassis minimamente rápido e que não consumisse pneus,e que os pudesse usar descolados,o que seria uma vantagem nas trocas.
José Marques,e sabes que não estou a falar de co'r,porque como tu sabes tivemos varias conversas no MSN em que eu te mencionei por demasiadas vezes o que podia acontecer com os pneus,sabes bem que é verdade e podes confirmar essas conversas...........
dito isto,na minha opinião as verdadeiras resistências são as que são parecidas com as reais.........
BRUNEX MOTORSPORT
e temos o exemplo do que aconteceu á Peugeot este ano nas 24horas de Le Mans,quiseram andar sempre a fundo sem poupar nada,e que aconteceu?nenhum chegou ao fim,mas podiam ter chegado se tivessem usado a cabeça para gerir os carros,etc ,etc
ResponderEliminarOlá Bruno.
ResponderEliminarAs 24 Horas de Le Mans a que te referes, são uma prova de que as resistências de hoje, já são autênticas provas de "Sprint". Essa gestão de que falas à esc. 1/1, já era, a não ser pelos consumos, mas andam sempre ao ataque. A Audi este ano, foi mesmo uma excepção, porque sabia não ter carro para a Peugeot, o que os obrigou a apostar na falta de fiabilidade do adversário, o que acabou por resultar.
Quanto à 1/43, o próprio Zé Ferreira, foi completamente apanhado de surpresa. Nem ele, contava com um desgaste tão prematuro. Mas o grave é que tudo isto, afinal não passava nem pela estratégia, nem, como dizes, pela afinação. Isto porque, houve modelos em que os pneus duraram 6 turnos consecutivos e o par a seguir já só durava 2 turnos. Mesmo carro, mesma estratégia. Resultados diferentes.
Na minha opinião!
A organização errou , involuntáriamente é claro. Quando o Zé Ferraira constactou que afinal o desgaste era muito superior ao por ele previsto, não deveria ter transferido o problema para as equipas penalizando-as se recorressem aos dois pares extra, mas deveria antes, ter optado pelo assumir da situação, oferecendo os dois pares sem penalização e a partir daí sim, as equipas que se cuidassem, mas retirar 150 voltas por cada par para cobrir um erro da organização, não!!
Mas parabéns para vocês que afinal, foram mesmo os que melhor souberam contornar esta dificuldade.
Um grande abraço
Boa tarde
ResponderEliminarEm primeiro lugar, concordo muito com o que o Sr. Bruno disse.
Mas discordo com muitas coisas. Por exemplo o carro preparado por si pôs toda a gente de olhos em bico, ao fazer quase consecutivamente 8,000s e 7,999s durante a sexta-feira, claramente os melhores tempos vistos...
Depois, no nosso caso pessoal, como adivinhar que carros que nas nossas pistas "aguentam" os mesmos pneus durante 8 a 10 horas, na prova estes duram 1 e meia?
E como, no caso da minha equipa, em que os 6 pares até chegaram, tendo mesmo o dois últimos colocados já em "gestão" sem esperar que os anteriores rasgassem, houvessem jogos a fazerem quase 6 turnos e outro 2 e meio, em ambos os casos colados?
E como é possível um jogo andar a rodar 9,800s ao fim de 4 horas, durar 6 e outro que desde o primeiro momento não se conseguia baixar dos 10s e não durar sequer 4 horas, em ambos os casos descolados?
Esperávamos que o comportamento dos pneus fosse diferente uma vez que esta pista não é usada regularmente, mas não explica as disparidades de comportamento dos diferentes jogos durante a prova. Até porque havia jogos a esfarelar mal eram montados, ao serem passados pela esponja com benzina da organização?
Na minha opinião havia lotes de pneus ressequidos ou de qualquer modo degradados, nos fornecidos à organização da prova.
................"Mas discordo com muitas coisas. Por exemplo o carro preparado por si pôs toda a gente de olhos em bico, ao fazer quase consecutivamente 8,000s e 7,999s durante a sexta-feira, claramente os melhores tempos vistos".................
ResponderEliminarpenso que exista aqui um equivoco qualquer,esse carro que andava nesses tempos,que eu tenha conhecimento pelos pilotos da equipa que preparei o carro,esses tempos nunca foram feitos,nem lá perto......estive sempre em contacto telefonico com a equipa durante todo o fim de semana e nunca me foi dito que foram feitos esses tempos por esse carro,acho que deve se referir a outra equipa apoiada pela Proslotcars,mas era a SCCL........
Realmente é verdade só pode ser confusão pois o melhor tempo da equipa proslotcars foi de 8,6 na calha 22, se realmente se referirem ao tempo no warm up ai sim foi 8,3, na calha 16 onde a equipa iniciou a corrida, este sim foi o melhor tempo da proslotcars durante todo o fim de semana nas 24hporto, mas amigos foi só um engodo no warm up e como o peixe morre pela boca foram nessa e rebentaram com os pneus, que eram iguais para todos, a equipa proslotcars realmente na sexta feira treinou, pensou, testou e acreditem até foi gozada, ouvimos gozo agozarem com os nossos tempos nos treinos, perante isso alguns andavam na pista a mostrar nem sei o que, se calha pensavam que iamos naquilo com o rabinho entre as pernas, amigos não somos anjinhos.
ResponderEliminarAmigo Mota se há alguem no slot no norte que muito prezo e aprecio es tu, pela tua postura e frontalidade, já te disse isso varias vezes, mas que querias tu que a organização fizesse que benefecia-se quem não soube ver o que estava à vista, se não nota, na 13ª hora quando anunciaram as penalizações no nosso caso já tinhamos andado a gerir pneus, então se entregassem mais pares sem penalização os penalizados iriamos ser nós e quem já tinha feito gestão, porque se assim fosse nós por exemplo teriamos de mexer no carro ou seja relação, afinação etc etc, seria isto justo Mota ?
Realmente nós tambem podiamos ter tido os carros como alguns que andavam brutalmente tipo interruptor, como sabes tambem somos pilotos para os aguentar, e os pneus Mota iam aguentar, travagens bruscas e arranques rapidos, o que achas amigo ?
J.carvalho